Zumbido pode ser definido como uma sensação auditiva sem uma fonte geradora de som. Ele está lá, mas só você percebe. É bastante comum e as causas podem ser as mais diversas.

Algumas atitudes no nosso dia a dia podem favorecer o surgimento desse incômodo sintoma, mesmo na ausência de uma doença propriamente dita. Exposição a ruído momentânea, como um show de música, estresse são alguns exemplos.

O excesso de alguns alimentos causam zumbidos

Entre alimentos, os mais ricos em açúcar, sal ou cafeína são os que estão mais relacionados com o zumbido. Uso excessivo de antinflamatórios seria mais um bom exemplo de condição que pode causar zumbido.

Qualquer doença ou condição que gere perda auditiva, momentânea ou definitiva, pode causar zumbido. Uma simples rolha de cera, otites (infecções dos ouvidos), ou mesmo doenças respiratórias, que dificultem a passagem de ar entre o ouvido e o nariz podem ser responsáveis por zumbidos.

Caso o zumbido não passe, procure um médico

Então, se em algum momento você perceber que seu ouvido está gerando um som que não é perceptível pelas outras pessoas, com ou sem perda auditiva, com ou sem dor associada e esse sintoma já dura alguns dias e não passa espontaneamente, procure o otorrinolaringologista.

Não acredite na frase dita até mesmo por muitos profissionais da saúde. Zumbido não tem cura. Pode até não ter cura em alguns casos, mas sempre é possível tratamento.

2022-01-30T14:44:59-03:00
Go to Top