O que é vertigem?

A vertigem é um sintoma muito comum e que em algum momento da vida vai acometer quase todo indivíduo, é a sensação de rotação do corpo no espaço que pode acontecer acompanhada de sudorese, náuseas e vômitos. Felizmente a grande maioria dos episódios de vertigem é passageira e não chega a incomodar a ponto de levar as pessoas ao médico. Entretanto um bom número de casos se torna persistente (crônico) e com repercussões nas atividades do dia a dia do indivíduo.

Quais são as suas causas?

Várias são as causas de vertigem que os médicos devem tentar identificar. Problemas relacionados ao labirinto, comumente chamados de labirintite, doenças neurológicas como infecções do cérebro ou meninges, crises de pressão alta e outras, mas felizmente a maioria dos casos de vertigem é causada por situações mais simples e menos graves.

Alguns medicamentos que agem no sistema nervoso central como antidepressivos e ansiolíticos podem causar vertigem quando se inicia ou quando se interrompe o seu uso, depressão e ansiedade também podem causar vertigem. Até mesmo anemia, doenças da tireoide e situações que diminuem a nossa capacidade de visão como a catarata podem causar vertigem.

Essa grande variedade de causas ocorre porque para que possamos nos manter em equilíbrio 3 sistemas de sensoriais se integram no sistema nervoso central. Podemos dizer que nosso equilíbrio depende das informações captadas pelo labirinto (órgão do equilíbrio que fica no ouvido interno), pelas informações visuais e pela nossa propriocepção (informações de localização espacial dos nossos membros). Portanto qualquer disfunção em um desses três grandes sistemas de captação de informações pode ocasionar a vertigem ou tontura.