A baixa umidade do ar, especialmente abaixo de 30%, é prejudicial à maioria dos seres vivos. O ideal para  seres humanos está entre 40 e 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Como tentar nos proteger dos efeitos danosos da baixa umidade?

Algumas medidas caseiras podem ajudar, mas a efetividade desses métodos naturais é baixa. Estamos falando de bacias com água ou uso de toalhas molhadas no ambiente. O principal regulador da efetividade desses métodos é a temperatura ambiental. Como seca também é comum em épocas de inverno, esse fator regulador é determinante.

Certamente os umidificadores são mais efetivos. Mas também têm seus efeitos colaterais. Comparando aos remédios, eu diria que são  dose- dependentes . Uso excessivo ou em situações climáticas inadequadas podem trazer os problemas típicos do excesso de umidade, principalmente proliferação de fungos! Existem vários modelos de umidificadores, mas todos seguem esse mesmo princípio.

Os modelos mais utilizados em ambientes domésticos são os a vapor e os ultrassônicos.

A vantagem principal dos a vapor frente aos ultrassônicos é o preço mais baixo. As desvantagens : risco de acidente com o líquido aquecido e a elevação da temperatura do ambiente onde está sendo utilizado.

A grande vantagem do ultrassônico é formar uma névoa de umidade mais fina, com menor propensão a se depositar nas superfícies do ambiente, como móveis, paredes e janelas. Isso reduz sim a probabilidade de proliferação de fungos, mas se o tempo de uso do equipamento for muito grande, essa vantagem deixa de existir. Alguns modelos contam com timers, o que é bastante útil.

Como fazer do seu umidificador apenas um herói e não um vilão?

Primeiro: não usar se a umidade não estiver baixa!

Segundo: usar pelo tempo adequado. Se seu umidificador não possui timer, ligar por 3 a 4 horas no quarto e desligar no momento de dormir seria uma excelente medida.

Em ambientes diferentes do quarto, em que também se permanece por muito tempo, fazer intervalos regulares com o aparelho desligado. Manter o ambiente bem ventilado ajuda bastante também.

Desligar se perceber depósito de gotículas nas superfícies do ambiente.

2022-01-30T15:17:33-03:00
Go to Top