Uma dor leve no corpo, indisposição, pouca congestão nasal, rouquidão e, às vezes, muita tosse. Possivelmente estamos frente a uma doença muito comum e prevalente nas épocas mais frias do ano: a laringite aguda.

Na maioria das vezes é causada por vírus respiratórios. Os riscos aumentam pelo fato de ficarmos mais tempo em locais fechados – nesta época do ano não costumamos manter portas e janelas abertas-, e assim trocamos mais vírus. Geralmente o melhor remédio é o tempo, para deixar que nosso sistema imunológico erradique o vírus causador.

Para não prejudicarmos essa recuperação natural, algumas medidas devem ser tomadas. Confira a seguir:

Falar o mínimo possível

Se você fala muito no seu dia a dia como em sua profissão, pode necessitar de um afastamento. Suas pregas vocais estão fragilizadas. Forçá-las pode ser bastante prejudicial.

Tomar mais líquidos que o habitual

Isso auxilia na eliminação de secreções respiratórias. Evite bebidas alcoólicas.

Alimentação leve e saudável

Se você é fumante, reduza ao máximo o número de cigarros consumidos por dia. Você não precisa de mais agressão nessa região.

Medicamentos a critério médico

Analgésicos aos quais esteja habituado podem ser utilizados para combater o mal estar geral. Outros medicamentos certamente necessitam de indicação do médico de sua confiança.

Febre alta, falta de ar ou ausência de melhora após os 3 primeiros dias são sinais de que você precisa procurar o seu médico!!