O nariz obstruído ou trancado, trata-se de um sintoma e não de uma doença. Pode acometer qualquer idade e pode estar presente em diversas doenças, sejam elas localizadas ou sistêmicas.

A obstrução nasal é muito comum e afeta bastante a qualidade de vida de milhões de pessoas. Além da respiração normal ou fisiológica, o paciente perde outros benefícios da função nasal que são: umidificação, aquecimento e limpeza do ar inspirado.

O que o “nariz trancado” pode causar?

E, ainda, é comum o “nariz trancado” ser acompanhado de um ou mais sintomas como secreção nasal, piora do olfato, coceira, sangramento, dor no nariz e/ou na face. Além de tudo, a obstrução nasal, em alguns casos, pode causar fadiga, distúrbios do sono, irritabilidade, queda do rendimento escolar, etc…

Alguns casos de boca seca, ardência em garganta, mau hálito, ruído em ouvidos, tosse, rouquidão, lacrimejamento e ardência ocular também podem estar relacionados à obstrução nasal.

Não use medicamentos sem prescrição médica

O nariz obstruído é tão comum que, muitas das vezes, é tratado com medicamentos que causam alívio temporário. Isso retarda o diagnóstico da doença que o causa e prolonga o tempo de desconforto.

Portanto, faz-se necessário uma investigação que envolve uma boa anamnese, exame físico otorrinolaringológico e até exames complementares para um diagnóstico correto de cada caso.

2022-01-30T16:01:38-03:00
Go to Top