A fratura dentária por acidente doméstico ou escolar é considerada uma emergência odontológica, sendo muito prevalente na faixa dos 12 anos de idade, quando a criança está passando pelo período e máxima atividade física. Mas é acontecimento comum também na fase anterior aos 6 anos, decorrente de cabeçadas, tropeções e quedas de qualquer natureza, sendo que nesse caso são os dentes temporários ou de leite, que estarão envolvidos.

O sucesso no tratamento depende muito da rapidez do atendimento, principalmente quando o dente sai completamente do osso (avulsão), ficando momentaneamente sem circulação sanguínea, o que pode acarretar a morte da polpa.

Já quando a perda é de fragmentos dentários, os dentes podem ser restaurados através da colagem do pedaço perdido ou através de materiais restauradores.

Dentes tortos: Quando iniciar o tratamento?

Os traumas bucais com fratura dental são sempre assustadores para as crianças e causam apreensão aos pais, pois o rompimento de artérias, as pequenas fraturas ósseas e as lesões da mucosa provocam, na maioria das vezes, hemorragia abundante e edema facial, sempre parecendo mais grave do que realmente é.

Orientação aos pais

1- Se no acidente houve perda de um fragmento dentário, leve a criança o mais rapidamente possível ao consultório odontológico, com o pedaço fraturado num recipiente com soro fisiológico ou água, ou envolvido num lenço umedecido com a própria saliva do paciente, para que o mesmo seja colado.

2- Se o fragmento não foi encontrado e se percebe sangramento do dente, leve a criança ao consultório odontológico para os procedimentos de proteção pulpar(nervo) e posterior restauração.

3- Se houve avulsão dentária( perda total do dente) e o mesmo foi encontrado, tente imediatamente colocar o dente no lugar, dentro de seu alvéolo e leve a criança ao consultório para que o dentista proceda o reimplante de maneira correta. Não lave nem escove o dente, apenas limpe com a própria saliva do paciente, segurando pela coroa. Caso não seja possível o atendimento dentro de 24 horas, mantenha o dente em recipiente com leite, soro fisiológico ou água. Nesse caso, a chance de sucesso diminui.

4- Se no acidente com trauma dental, aparentemente nada aconteceu, observe se nos dias posteriores o dente não mudará de cor, alcançando um tom acinzentado. Isso pode significar morte pulpar e será necessário tratamento endodôntico(canal).

5- Diante de situações desse quilate, procure manter a calma, tranquilizando a criança e leve-a o mais rápido possível ao dentista.