Doutor, estou com dificuldade para engolir. Disseram que é disfagia. O que é isto?

Disfagia, de uma maneira geral, ocorre quando se tem transtorno para engolir. Esta dificuldade pode ser causada por dor, a que chamamos de odinofagia, ou pela dificuldade de passagem do alimento da boca para o esôfago e estômago.

No caso da odinofagia as causas mais comuns são doenças que acometem a boca ou a garganta. Entre estas as mais frequentes são as infecciosas como as estomatites, faringites ou tonsilites (amigdalites).

Já nos casos de disfagia por dificuldade, geralmente decorre de distúrbios neurológicos como Acidente Vascular Encefálico (AVE). Doença de Parkinson, Alzheimer e Miastenia Gravis.

Dependendo do tempo de evolução e da gravidade com que se apresenta a disfagia pode levar a um quadro de desnutrição da pessoa ou a ocorrência de aspiração do alimento (quando o alimento vai para a traquéia e de lá para o pulmão) podendo levar a pneumonia.

Basicamente temos duas possibilidade de avalição. Uma é através de videoendoscopia da deglutição. Um exame simples que pode ser feito no consultório. Durante o exame é ofertado alimentos de varias consistências e que por visão endoscópica avalia-se no ato como se dá a passagem do alimento. A outra possibilidade é através do videodeglutograma. Neste caso é preciso aparelho de RX.

Uma vez feito o diagnóstico causal, inicia-se o tratamento multidisciplinar (médico e fonoaudiólogo) para que a pessoa passe a ser alimentada o mais rápido possível de maneira segura e eficaz.