Reação alérgica, anafilaxia, choque anafilático durante uma cirurgia, quem nunca ouviu falar sobre isso ou não tem medo de que isso ocorra durante sua cirurgia?
As alergias durante procedimentos cirúrgicos podem acontecer por diversos motivos. Um dos principais fatores é o látex, componente da borracha que está presente nas luvas dos cirurgiões e em outros materiais, como sondas, máscaras, etc.
Também devem ser avaliados os medicamentos que o anestesista usou durante a cirurgia e são várias classes diferentes: antibióticos, anti-inflamatórios, bloqueadores neuromusculares, opioides, hemoderivados, hipnóticos, anestésicos locais e corantes, até o uso de clorexidina usado para desinfetar a pele pode causar alergias.
A investigação é realizada através de testes alérgicos com os medicamentos que foram utilizados na cirurgia para achar um culpado. Porém não adianta um paciente que nunca teve nenhum tipo de alergia a anestesia querer fazer testes para descobrir se é alérgico, pois esse tipo de investigação não tem validade, só se faz exames após uma reação ter ocorrido para investigar a causa e evitar nas próximas cirurgias.