Dermatite atópica é uma doença de pele com feridas e muita coceira. Um dos grandes problemas dela é que a pele é extremamente seca porque faltam alguns fatores de hidratação natural, há alterações de suas proteínas, comprometimento da barreira cutânea, alteração do pH, assim como as bactérias que fazem parte da flora normal da pele são diferentes das pessoas que tem a pele sã. Alguns casos estão associados a rinite, asma e alergia alimentar.

Já que o principal problema dessa doença é a alteração da pele o principal tratamento é a hidratação e os cuidados corretos com a pele.

Banho da maneira correta faz parte do tratamento, esse deve ser de morno a frio, sem uso de esponjas ou buchas, rápido, e uso de sabonete preferencialmente líquido e que tenha um pH parecido com o da pele. A hidratação deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao dia com um creme adequado, sem cheiro ou cor que sejam irritativos, com uma composição adequada para a pele atópica.

Como a dermatite atópica é uma doença multifatorial, ou seja, causada e agravada por diversos motivos, há vários outros cuidados e tratamentos, a depender de cada caso, mas para todos os pacientes o tratamento sempre começa pela hidratação da pele!