Paciente operado voltará a ouvir através do procedimento inovador

Nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, foi realizada pela primeira vez em Ponta Grossa a cirurgia de Implante Coclear. O aparelho, conhecido popularmente como ouvido biônico, é um dispositivo auditivo eletrônico de alta tecnologia capaz de substituir as funções das células do ouvido interno, trazendo de volta a audição.

Segundo o Dr. João Maestri da O1 Saúde, médico responsável pelo procedimento, o paciente que recebeu o implante é um homem de 50 anos que apresentou perda auditiva progressiva nos últimos 20 anos, e que, mesmo com o uso de aparelhos auditivos é um paciente que apresenta baixa audição.

Ao todo a equipe médica foi composta por dois otorrinolaringologistas, o Dr. João Maestri da O1 Saúde e Dr. André Ataíde de Curitiba, o neurocirurgião, Dr. Romero de Castro Vieira, um anestesista, duas fonoaudiólogas, Thaís Trevisan e Natália Molina, além da instrumentadora e enfermeiras.

O Dr. Maestri explica que a cirurgia do Implante Coclear está destinada a pessoas com surdez severa e profunda e foca principalmente na inserção de um aparelho que melhora a capacidade de captar e compreender o som. “Este aparelho receberá ondas sonoras, transformará essas ondas em impulsos elétricos que serão transmitidos direto para o nervo auditivo e para o cérebro sem precisar das outras estruturas do ouvido”, explica ele.
A cirurgia iniciou às 7h no Hospital Geral Unimed (HGU) e durou cerca de 2 horas. Além do procedimento, o paciente também receberá sessões de terapias de reabilitação com a terapeuta Jordana Correia, para aprender a escutar utilizando o implante.

Novos desafios

Em Ponta Grossa a cirurgia ainda não é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe médica que está realizando esse procedimento afirma que já foi realizado um pedido para o Hospital Regional, e há a possibilidade que em 2020 a cirurgia seja feita pelo SUS. “Já está com o processo bem adiantado e, em breve, mais pacientes poderão receber o implante”, conta o Dr. João Maestri da O1 Saúde.