A cera do ouvido, melhor dizendo da orelha, é uma secreção corpórea produzida pelas glândulas da parte externa do canal auditivo composta de óleos, “antibióticos” naturais, além de restos de pele e pelos. Tem como função proteger o canal da orelha; da umidade excessiva, de bactérias, de fungos, de parasitas, dos insetos, de objetos etc.

A cera de ouvido pode ter aspectos diferentes

A cera pode variar seus aspectos como a cor, a consistência, quantidade, cheiro de uma pessoa para outra e isto está ligado a fatores genéticos por exemplo os asiáticos tendem a ter a cera um pouco mais seca. Algumas vezes a cera se apresenta de cor amarela muito clara quase branca, na maioria das fezes se apresenta de cor marrom e algumas vezes se apresenta quase preta.

Quanto a consistência pode ser desde quase líquida até mesmo muito seca e dura como pedrinhas . Mesmo durante a vida a cera pode variar muito e de uma época para outra mudar suas características.

A pele do canal da orelha possui um crescimento no sentido exterior, isso faz com que a cera que está sobre a pele “caminhe”, portanto a cera nova que cumpre com a função de proteção está sempre mais interna e a cera mais antiga “já foi usada pelo organismo” acaba saindo pelo canal. Portanto a melhor maneira de limpar a orelha é remover a cera externa com uma toalha após um banho quente.

Fique longe das hastes de algodão!

As hastes com algodão na ponta são um perigo! Elas podem empurrar a cera, formando uma rolha de cera, podem lacerar a pele do conduto que é muito mais fina e frágil do que a pele do restante do corpo, podem perfurar a membrana timpânica e na melhor das hipóteses elas alcançam a cera interna, justamente a cera com papel importante na proteção do ouvido.

Existem alguns casos em que a cera não é expelida pelo organismo e pode incomodar causando uma piora na capacidade de escutar, coceira e até uma dor no ouvido ou por baixo do ouvido. Aventurar-se a fazer uma limpeza em casa não é uma boa ideia, o recomendado é ir ao otorrinolaringologista.

O médico deve ser o responsável pela limpeza interna dos ouvidos

O médico pode fazer a limpeza nestes casos em que a cera é obstrutiva de maneiras diferentes, dependendo do tipo , quantidade e posição da cera. Podem ser usados remédios com substâncias solventes, pinças, lavagens, aparelhos aspiradores.

2022-01-30T15:18:52-03:00
Go to Top