Uma infecção das glândulas salivares

Trata-se de uma doença viral que acomete em sua maioria as glândulas parótidas sendo também chamada de Parotidite infecciosa. Além disso, pode acometer as glândulas submandibulares e sublinguais. Ela é mais prevalente nas crianças e ocorre com maior frequência no inverno e início da primavera.Seu contágio acontece através de espirros, tosse e contato direto com saliva. Uma pessoa com inchaço na região pouco anterior e abaixo das orelhas, febre , dor muscular, dor de garganta, cefaleia, dor ao mastigar e enjôo pode estar com caxumba. Cerca de 20-30% dessas infecções podem apresentar sintomas leves ou serem assintomáticas.

Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus 06 dias antes dos sintomas até 09 dias após o desaparecimento dos mesmos. Por isso é importante o afastamento do paciente com caxumba de atividades que tenham contato com outras pessoas. No caso de gestantes, o vírus pode causar aborto ao atravessar a placenta, porém não causa malformações. O acometimento de ovários, testículos, tireóide, pâncreas e meninges são raros.

Caxumba é uma doença que tem prevenção com vacinação e quem já a apresentou dos dois lados, normalmente está imune. Mulheres que pretendem engravidar devem checar se foram vacinadas ou não. Já os pacientes que apresentas sinais e sintomas de caxumba, devem procurar um otorrinolaringologista para diagnóstico e tratamento adequados.

2022-01-30T14:43:49-03:00
Go to Top