Uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos nos dias atuais é a dor de cabeça, sendo uma relevante causa de falta ao trabalho, levando o paciente ao consumo excessivo de analgésicos e outros medicamentos de controle de dor Um diagnóstico diferencial se faz necessário para que tratamento adequado seja estabelecido e se chegue a cura ou pelo menos, ao controle da sintomatologia.

A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano, desempenhando funções de alta complexidade como a mastigação dos alimentos, a deglutição e a fala.

As desordens da Articulação Temporo-mandibular (ATM) e as dores de cabeça estão freqüentemente associadas, sendo sintoma comum nessa patologia. As dores podem ser latejantes do tipo enxaqueca mas muitas vezes do tipo tensional, quando o paciente tem a sensação de que sua cabeça está sendo pressionada.

O complexo “ATM” tem um intrincado sistema de encaixes e conexões musculares atrelados á oclusão dentária, de maneira que o mal funcionamento de uma peça da engrenagem, repercute em todo o sistema, gerando dor e disfunção.

O sistema neuromuscular responsável pelo comando das funções mastigatórias, tem nos músculos temporal e masséter o seu maior apoio, e esses, ao receber carga de força acima de seu limite, desenvolve graves contraturas, com desconforto e dor.

Principais queixas das disfunções da ATM

  1. Dor de cabeça
  2. Otalgia ( dor de ouvido )
  3. Estalidos ao abrir ou fechar a boca
  4. Dificuldades de mastigação
  5. Dores faciais
  6. Zumbido nos ouvidos
  7. Cervicalgia
  8. Dor na ATM e regiões próximas
  9. Desvio da mandíbula ao abrir ou fechar a boca
  10. Trismos
2022-01-30T12:42:28-03:00
Go to Top