Alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de alergia que tem aparecido cada vez mais tanto em crianças quanto adultos.

Alergia a proteína do leite de vaca é diferente de intolerância à lactose. A alergia pode se manifestar de diversas maneiras: anafilaxia, sintomas respiratórios, de pele e gastrointestinais. A intolerância à lactose, como o próprio nome diz, é uma intolerância contra a lactose que é o açúcar do leite e cursa com distensão e dor abdominal, gases, diarreia.

Um problema da APLV é que ela pode ser mal diagnosticada, pacientes recebem esse diagnóstico sem o ter fazendo restrições ao leite sem necessidade. Temos que tomar cuidado com exames alérgicos positivos, nem sempre apenas o fato do exame ser positivo já confirma uma alergia, isso sempre tem que ter relação com a história clínica.

Outro grande problema é o fato do paciente ter alergia e não receber o diagnóstico e a orientação para os cuidados adequados, como na anafilaxia que é a doença mais grave. Nesse caso o paciente deve evitar qualquer tipo de contato com o leite, deve saber o que fazer no caso de reações graves e ter adrenalina auto-injetável sempre consigo.

Por sorte muitas das APLVs melhoram ao longo do tempo, mas ela pode ser persistente ( durar anos ou a vida toda) e atualmente existem opções de tratamento para esses pacientes.